Frete – como escolher para não pagar imposto

07/06/2011

=====ATENÇÃO: Estou com site novo.=====

====Para ver este post ATUALIZADO, CLIQUE AQUI!!====

– o imposto de importação brasileiro é de 60% em cima do valor da compra e postagem juntos. Só que como sempre, existem outros embutidos no final das contas. Que eu saiba, temos o bendito ICMS, que no Rio de Janeiro é perto de 20%. Ou seja, prepare-se para uma cobrança de mais ou menos 80%.

– todas as compras no exterior pagam imposto de importação (a não ser produtos de informações, como livros).

– é mais difícil, mas mesmo se as compras forem no valor inferior a 50 dólares, o imposto ainda pode ser cobrado. Só não cobram se a encomenda chegar como “presente”.

– um exemplo de site bom pra prevenir essa cobrança é o e-bay,  porque podemos conversar direto com o vendedor antes de comprar o produto. Sendo assim, podemos pedir para que eles coloquem na embalagem, na hora da postagem, que o valor é inferior a 50 dólares (mesmo não sendo). Uma mentirinha camarada. E também, podemos pedir para que eles digam que aquele pacote contém um presente (daí eles marcam “gift” no pacote).

– eu já fiz muitas compras no exterior com o valor superior a 50 dólares. Só uma foi barrada. E mesmo assim, como eram produtos de liquidação, muito baratinhos, ainda valeu a pena! E sabe por que foi barrada? O pacote devia ter uns 8 quilos. E era bem largo. Meus amigos, evitem esses exageros… comprem aos poucos pra não chamar a atenção.

– quando a compra fica barrada por imposto, nós recebemos um Telegrama em casa, avisando o fato. Nele consta o endereço de retirada do pacote e o valor para pagamento. Se a pessoa não for retirar por um determinado tempo (que esqueci… mas acho que é de 15 dias), adeus mercadoria. Nunca mais verás.

– não é nada bom ter pressa. Comprar lá fora é um exercício de controle da ansiedade e paciência. Vejo isso como uma experiência boa e construtiva.

– então, falando em rapidez, não é nada bom comprar por empresas de entregas expressas (e das mais caras), como Fedex, UPS, DHL, etc. Estas tem realmente uma boa organização, uma estrutura muito boa,  funcionários dedicados e tal. E é aí mesmo que mora o problema. Quando o pacote chega na nossa casa, vem junto um funcionário sorridente, com um papelzinho na mão, cobrando um valor a mais, tanto dos impostos brasileiros (porque por eles não passa nada… o valor declarado é sempre observado), quanto das taxas da própria empresa de entrega. Não bom, meus amigos… não bom.

– China post, USPS, ou qualquer outro correio normal do país é melhor do que essas empresas especializadas. Porque depois que saem dos países de origem, passam a responsabilidade para os nossos Correios. Podem demorar, mas chegam até nós.

– os meses que antecedem o Natal são péssimos para compras lá fora. Motivo óbvio. Os nossos Correios ficam congestionados… é uma m…

– NUNCA COMPRE POR USPS FIRST CLASS!!  E nem o USPS PRIORITY FLAT RATE!! Você pode comprar por qualquer outro USPS (os correios americanos), mas nunca pelo “first class” ou “priority flat rate”. É o seguinte: depois que as encomendas saem dos USA, não são mais rastreados por ninguém, nem pelo nosso Correio. São as postagens mais baratinhas. Cada modalidade de postagem lá no usps, tem um código. Quando o fiscal daqui do Brasil olha o código da embalagem e identifica que é o First Class ou Flat Rate, ele fica contente e feliz, porque pode sumir com aquele pacote, sem ninguém saber quem foi. Daí, já era. Eu já perdi muita coisa porque não sabia disso, cerca de 40% das encomendas chegaram até mim, o resto virou pó. Detalhe é que este foi o único modo de postagem que deu problema. Só nos EUA mesmo… Nunca ouvi falar em problema semelhante (de falta de rastreamento) em postagem de outros países.

10 Responses to “Frete – como escolher para não pagar imposto”

  1. Railton Lima Says:

    Olá Fátima, ontem a noite pesquisando na internet achei esse post seu. Estou pensando em comprar algumas coisinhas no Alliexpress (memoria para computador, custa em torno de $25 dolares). qual a dica para para comprar e não pagar impostos. estou querendo compra com frequência para revender. Parabens pelo seu blog. gostei muito.


    • Oi, Railton, tudo bem? Bem, minhas dicas já estão nesse post: “Frete- como escolher para não pagar imposto”. Mas eu atento para um detalhe importante: se você for comprar algo eletrônico, tome cuidado com o nome da loja. Por exemplo, a pessoa que pegar o pacote aqui no Brasil, vai ler “info…” ou “computer…” etc, daí muito provavelmente vai te colocar para pagar o imposto. Procure comprar em lojas em que o nome não tenha relação com informática, para não chamar a atenção. Tente também entrar em contato com o vendedor antes de comprar. Daí peça a ele para não colocar na parte de fora do pacote que é algo de informática. E também tome cuidado com a quantidade de coisas. Não compre muita coisa de uma vez só, porque o pacote pode ficar grande e vistoso. Uma vez eu comprei um tablet e tive que pagar o imposto. Acho que eles me pegaram porque a caixa e o peso do tablet são bem comuns.. daí eles já sabiam até o que era, e me cobraram. Coisas pesadas também chamam a atenção. Bem.. fora isso, não lembro de mais nada. Boa sorte, Railton! Um abraço.


  2. Oi, Fátima!

    Estou aqui criando coragem para fazer uma compra na China e acabei achando seu blog bem na hora certa! =]
    E diga-se de passagem, que blog, hein, menina?!!
    Você já é ninja em importar. Muita dica bacana! Parabéns, viu?!

    Bem, meu caso é o seguinte: estou querendo comprar algumas peças do site http://www.worthwholesale.com/. Eles vendem no atacado. Gostei dos preços e do atendimento. O problema é o frete que é via EMS ou DHL. Na média, o valor vai sair por aproximadamente USD 180.00. Achei muito caro!!! Mesmo assim eu conseguiria revender as peças a um bom preço e ainda compensa. Um total de 22 peças, entre blusas gola polo, xadrez e bermudas. Eu vi que você DESrecomendou (rs) o DHL.

    Daí surgiram algumas perguntas:
    – O EMS também é similar ao DHL (caro e rápido)?
    – Existe algum frete que não demore 4 meses, um frete que seja um demorado-rápido e barato (quer nada o garoto! =P)?
    – Como eu poderia me sair melhor nesta situação?

    Um Abração!


    • Oi, Danilo. Muito obrigada pelos elogios, fiquei feliz! Olha, eu vou responder aqui, mas não sei se estou certa. Aliás, o fato de eu comprar bastante lá fora não quer dizer necessariamente que sei das coisas… Ainda mais no atacado. Mas vou tentar te ajudar. O DHL é todo feito por uma empresa própria, com funcionários só pra courrier. Eu nunca comprei por EMS. Pesquisei e achei a informação de que é filiado aos nossos Correios, bom sinal! Olha só a página explicativa: http://www.correios.com.br/produtos_servicos/catalogo/internacionais/correio_expresso/intl_ems.cfm — É possível simular um envio para saber o prazo de entrega, mas eu não consegui, pois a página só dá erros… (dizem que leva até 12 dias para chegar no Brasil). Existem alguns telefones para esclarecimentos. Esses dois links estão nessa página explicativa. Eu vi em alguns comentários em blogs de sites no google que as pessoas dizem que a taxação do imposto é quase sempre certa (quando a compra ultrapassa U$ 50 dólares). E a rapidez não é tanta assim, pois nessa de ficar preso na aduana, pode demorar um tantinho também. Ah, tome cuidado com a greve da nossa Receita Federal! Isso pode demorar bastaaaaante. Olha, Danilo. Parece que o worth wholesale só entrega nessas duas opções, né? Bem… eu faria o seguinte: compraria aos poucos. Sei que deve ser difícil, mas eu tentaria comprar um valor inferior a 50 dólares de cada vez. Mesmo se forem vários pacotes. Tomara que isso não aumente o custo do envio… mas é um jeito de tentar não pagar o imposto. E tomara que chegue mais rápido. Bem, no mais, não sei como te ajudar. Caso você encontre alguma outra solução, peço que você me diga pra que eu coloque aqui no blog, ok? Grande abraço e boa sorte!

  3. ismael Says:

    Oi,que bom ter pessoas como vc,ajudadora,bem meu caso é que comprei ali express e me pedem o numero da nota fiscal,mais não sei por onde começar a adquirir esta nota só tenho 3 dias para comunicar,1 compra ajude me


    • Olá, Ismael. Eu nunca vi ninguém cobrar nota fiscal.. por acaso você fez uma compra em muita quantidade? Se foi isso, eu não sei te ajudar, até porque sempre quando eu falo nos meus posts, eu digo para comprar aos poucos, pois é mais seguro. Não sei como se lida com venda em atacado. De qualquer forma, se eu fosse você, entraria em contato com a loja da AliExpress (em my orders – ache a loja, e lá tem um bonequinho amarelinho escrito “Chat Now!”, ou “Offline”) Caso nenhum funcionário da loja estiver conectado(se estiver offline), entre em contato com o atendimento geral da AliExpress, que está sempre online (Tem uma figura de uma moça com fones e microfone ” Eva, virtual agent”). Eles vão te responder sobre isso, ou pelo menos é uma boa ajuda para você contactar o vendedor. Ah, claro, escreva em inglês. Espero que eu tenha ajudado, se tiver mais alguma dúvida e quiser perguntar, vou tentar responder no pouco que sei. Um abraço!

  4. eder Says:

    Ola,tudo bem? eu tambem tenho algumas duvidas. Eu gostaria de saber, se não vim declarado o valor do frete,mas na encomenda tem escrito que é um presente eles combram o valor do frete mesmo assim, e de acordo com a tabela da fedex? a fedex cobra uma taxa de US$15 as outras empresas tambem? aconteceu com um amigo meu o seguinte: ele comprou um receptor de tv via satelite com frete fedex, so que ele pediu para o vendedor declarar um valor menor, mas a alfandega cobrou imposto mais alto que o valor que foi declarado, ele tinha opção de pedir para fazerem uma revisão,mas quais os documentos que a fedex pedi?se ele mandar so fatura do cartão serve?


    • Oi, Eder… Vamos ver se vou conseguir responder. Já de cara, digo que não sei te responder sobre se a Fedex soma o frete com a mercadoria, mas eu acredito que não. O valor do imposto alfandegário(é isso que vc quer saber?) é cobrado em cima do custo da mercadoria apenas. Realmente, a Fedex cobra mais taxas do que simplesmente a da alfândega, pois eles trabalham com entregadores e outros funcionários que fazem todo um serviço exclusivo. Rápido e confortável na sua casa. É um preço que se paga… Eu costumo comprar pelo correio normal mesmo, demora mais, só que pra mim compensa. Sobre o que aconteceu com seu amigo… Primeiro que o pessoal da alfândega não é bobo. Quando eles pegam um pacote, eles ficam sabendo do seu conteúdo. Eles sabem os preços das mercadorias. Então, se seu amigo pediu para o preço declarado ser muuuito menor, eles devem ter reparado isso. Talvez por isso que eles cobraram a mais. Só que temos que saber se o que a alfândega cobrou foi em cima do valor verdadeiro do aparelho. Se for absurda a diferença, acho que realmente ele deve reclamar. Eder, essa situação nunca aconteceu comigo, por isso não sei te dizer sobre a documentação… mas acho que ele tinha que ter reclamado na hora com eles… Espero ter ajudado, um abraço!

  5. diego Says:

    estou entrando nesse ramo trabalhando dro shiping eu pago imposto?? tenho que ter cnpj? eu tendo cnpj comprando dos fornecedores chineses fabrica eles enviam para meus compradores eu pago imposto???


    • Oi, Diego. Eu não sei te dizer, pois eu não trabalho nesse ramo. Eu compro para mim mesma, em pequenas quantidades (geralmente um ítem de cada..). Eu, como compradora, já vi empresas que fazem os dois. Umas empresas cuidam de todo o pagamento, inclusive dos impostos (e claro, repassam aos clientes). E outras empresas, fazem com que os produtos cheguem direto aos clientes. Nesse caso, o próprio cliente deve buscar nos correios, e pagar a alfândega. Mas vou deixar muito claro uma coisa pra você. Se por acaso você for fazer essa última opção, você DEVE AVISAR A TODOS OS CLIENTES QUE ELE TERÁ QUE PAGAR ESSA TAXA. Avisar, eu digo, é avisar meeeesmo! É deixar bem grande pro cliente ver, é colocar em vários lugares da página, é avisar verdadeiramente! Se não avisar direito, dá problemas… Eu sei disso porque sei de casos onde a pessoa lesada com esse tipo de empresa que não avisa. Esse tipo de empresa que coloca uma notinha pequenina no cantinho da página, onde ninguém vê. Triste. Então, sucesso pra você. Espero que você seja um bom vendedor. Abração!!


Deixe um comentário